Como conseguir um trabalho como adolescente? Veja aqui!

Como adolescente, procurar seu primeiro trabalho em meio período pode parecer uma tarefa difícil, além da dúvida comum de como se inscreve no Programa Jovem Aprendiz?

Encontrar um emprego é difícil para qualquer um. Quando você não teve nenhuma experiência em um local de trabalho, nunca passou por uma entrevista e não sabe por onde começar escrevendo seu primeiro currículo, a tarefa pode parecer ainda mais desafiadora.

Dicas para encontrar seu primeiro emprego em tempo parcial

Qual é a melhor maneira de encontrar seu primeiro emprego? Pode ser difícil, mas não é impossível. Se você der um passo de cada vez, logo estará empregado. Aqui estão algumas dicas para encontrar seu primeiro emprego de meio período.

Preparando-se para a caça ao emprego

Os passos mais importantes para conseguir seu primeiro emprego acontecem antes mesmo de sair pela porta da frente. Você precisa se preparar para o que está prestes a fazer.

Faça um Currículo Simples

Você provavelmente não precisará de currículo para um primeiro trabalho básico em meio período, a menos que o cargo seja um estágio. Entretanto, será útil que você tenha um documento em mãos para promover seu histórico profissional enquanto trabalha em rede com contatos ou faz visitas de prospecção presencial com empregadores.

Você provavelmente está se perguntando o que colocar em um currículo se você não trabalhou antes:

  • Destaque quaisquer experiências que demonstrem disciplina, compromisso e vontade de trabalhar duro. Os empregadores dos adolescentes procurarão indicações de que você está maduro para sua idade e que irá seguir em frente.
  • Considere a possibilidade de fazer referência a quaisquer atividades que você tenha realizado dentro ou fora da escola. Por exemplo, envolvimento com clubes escolares, aulas de dança ou música, e participação em esportes.
  • Os cargos de liderança nas organizações escolares são particularmente atraentes para os empregadores, assim como os projetos voluntários em sua comunidade que mostram caráter.
  • Trabalhos diferentes feitos em regime freelance como babá, trabalho de jardineiro, ou pintura podem ser listados.
  • Você também pode fazer referência a quaisquer projetos escolares, cursos avançados ou competições acadêmicas das quais tenha participado.

Revise um exemplo de currículo para um trabalho em meio período, com conselhos sobre o que incluir antes de começar.

Sua Aparência Importa

Certifique-se de que quando sair pela porta, você esteja bem preparado e bem vestido. Não é preciso estar de terno, apenas ter a certeza de que está apresentável. Certifique-se de que sua avó aprovaria é uma boa diretriz a ser seguida.

Fuce em sua rede de contatos

O trabalho para pessoas que já conhece é sempre uma boa maneira de começar no local de trabalho. Nunca se sabe quem pode ter uma abertura que seja perfeita para você. Veja aqui como começar:

  • Procure qualquer um de seus amigos que estejam empregados e pergunte sobre sua experiência no trabalho.
  • Eles têm um bom relacionamento com seu gerente? É um bom lugar para se trabalhar? Se sim, pergunte se você poderia visitar seu local de trabalho enquanto eles estão de plantão e receber uma apresentação com seu supervisor.
  • Pergunte aos seus pais se eles têm contatos com empregadores locais que possam estar contratando. Há outras maneiras que seus pais também podem ajudar na busca de emprego.
  • Entre em contato com vizinhos, professores, conselheiros, treinadores, ministros e contatos familiares e peça sugestões sobre pessoas ou empregadores a serem abordados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *