Qual a origem do Carnaval? Aprenda Aqui!

Festa que representa o Brasil na mentalidade de muitas pessoas, o Carnaval costuma acontecer entre o mês de fevereiro ou de março, sendo um evento muito esperado não somente pelas escolas de samba, mas também pelo comércio, rede de hotelaria e tudo que envolve essa data comemorativa.

No Brasil, esse evento movimenta com maior intensidade a cidade do Rio de Janeiro, São Paulo e também de Salvador na Bahia, sendo eles diferentes em algumas partes entre si. O Carnaval 2021 provavelmente sofrerá com alterações devido às causas do covid-19, porém, até o momento nada foi confirmado.

Dessa forma, é preciso se organizar caso você tenha a intenção de passar essa data comemorativa em algum desses lugares, já adiantando possíveis passagens, reservas de hotel, entrada no desfile de interesse e demais possibilidades.

Qual a origem do Carnaval?

Qual a origem do Carnaval?

Conhecida no mundo inteiro como uma festa muito brasileira, engana-se quem pensa que só acontece em nosso país. Essa festa está diretamente atrelada ao catolicismo, visto que antecede a quarentena, vindo desde a antiguidade. 

A palavra carnaval significa “retirar a carne” do latim, diretamente relacionada ao não consumo de carne no período da quaresma, além do controle dos prazeres mundanos, sendo uma reprodução da igreja católica de controlar o desejo de seus fiéis.

Na época medieval, o carnaval acontecia como uma forma de atualizar o período fértil para a agricultura, da qual os jovens costumavam se vestir de mulher e assim sair aos campos em algumas noites. Era dito também que havia uma abertura entre o mundo dos vivos e dos mortos, de modo que os já falecidos poderiam entrar nos domicílios e consumir os desejos mundanos como alimentos, bebidas e também a companhia de demais garotas. 

Já durante o Renascimento nas cidades italianas, teatros improvisados surgiam e aconteceram frequentemente até o século XVIII. Canções eram criadas, assim como os carros alegóricos, que permanecem até hoje como um costume comum do mundo inteiro. Já em outros locais era comum o uso da bauta, uma capa com capuz negro que cobria os ombros e também utilizava chapéus de ponta com uma máscara branca.

O Carnaval no Brasil surgiu desde o período colonial, porém era comumente conhecido como entrudo, visto que as pessoas saiam nas ruas atirando lama e urina uma nas outras, dessa forma, foi proibido no ano de 1841, porém continuou acontecendo até a metade do século XX. Posteriormente o Carnaval foi se adaptando a esta forma que conhecemos hoje, por meio de marchinhas, sambas e demais gêneros musicais sendo incorporados em demais manifestações culturais do Brasil. 

A primeira escola de samba foi fundada em 1928, chamada de “Deixa Falar”, sendo posteriormente transformada na Escola Estácio de Sá. Outra que também surgiu era chamada de “Vai como Pode”, hoje conhecida como a clássica Portela. A primeira disputa oficial de escolas de samba começou no ano de 1932 e perdura até os dias de hoje como uma das festas mais tradicionais, mais esperadas e que mais geram dinheiro em todo o nosso país.

Também existem as festas locais das quais possuem os clássicos trios elétricos e demais ajuntamento de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *