Como fazer o pagamento em parcelas do IPVA 2021 Paraná?

Para consultar e quitar débitos e emitir guias do IPVA é necessário ter o número do Renavam em mãos.

Apesar disso, no Paraná, outra possibilidade existe para fazer o pagamento das parcelas do IPVA 2021 Paraná: a Guia de Recolhimento do Estado do Paraná (GR PR). A emissão deve ser feita no site da Secretaria de Fazenda do Estado e o pagamento pode ser realizado nos bancos credenciados, como  Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Rendimento, Santander, Itaú e Sicredi;

Os correntistas também podem optar por pagar o IPVA em qualquer terminal de autoatendimento ou pela internet.  

Como funcionam as parcelas do IPVA 2021 Paraná?

Quem opta por emitir parcelas do IPVA 2021 Paraná, pode fazer isso em três cotas. Normalmente elas devem ser pagas de janeiro a março do ano em questão. A data limite do débito está relacionada com os números finais da placa do veículo.  

Se o proprietário não fizer o pagamento no período correto, o parcelamento deixa de ser uma opção. Ele precisa então pagar o valor necessário integralmente. 

As parcelas do IPVA 2021 Paraná sempre vencem até o primeiro dia útil, depois que o motorista solicita o parcelamento. Caso o proprietário do veículo faça a solicitação do pagamento em parcelas no último dia do mês, ele deve quitar a parcela neste mesmo dia. Se o pagamento da primeira parcela não for feito, todas as outras cotas são canceladas.  

É importante destacar que na compra de veículos novos, não é possível parcelar ou diminuir o valor do IPVA no caso de pagamento a vista. Isso acontece por determinação da Lei estadual 14.260/2003, artigo 11. 

 

O que fazer caso o pagamento das parcelas do IPVA 2021 Paraná foi atrasado? 

 

Fique atento: todos os débitos relacionados ao IPVA no Paraná são inscritos no Cadastro Informatizado Estadual, o CADIN. Se eles foram débitos de dívidas ativas, eles são cobrados judicialmente. Como consequência, o valor do imposto passa por aumentos provenientes de custas processuais e de honorários advocatícios da Procuradoria Geral do Estado.  

Após o vencimento, o índice de multa e juros pode chegar a 10% sobre o valor do IPVA.

Não é permitido que IPVA em fase de protesto seja parcelado. O pagamento dele deve ser feito de uma única vez, com o boleto emitido pelo cartório.

 

Como gerenciar o IPVA em caso de venda do veículo?

Assim que a venda do veículo for efetivada, o antigo proprietário deve informar para o Detran sobre a transação. O prazo para que isso seja feito é de 30 dias. 

Se houver débitos de IPVA, o dono do veículo não pode parcelá los e fazer a transferência deles para o comprador. 

A Secretaria de Fazenda do Estado do Paraná conta com um Portal de Atendimento, em que diversas dúvidas podem ser consultadas no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Por enquanto, o calendário de Parcelas do IPVA 2021 Paraná ainda não foi divulgado. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *